top of page

Etnomatemática

Linha de Pesquisa 1 - EmF

A linha Etnomatemática do EmF pretende estudar/investigar experiências por meio do programa etnomatemática no contexto da dialogicidade Freireana e do Curriculum Trivium de Ubiratan D'Ambrosio, entendendo esse movimento como uma reflexão da natureza do conhecimento. Os estudos desta linha se direcionarão, holisticamente, no sentido de "confrontar" o sentimento que temos sobre a educação que queremos e aquela que é imposta aos mais diversos grupos culturais e sociais, oprimidos e marginalizados.

 

Nessa perspetiva, o grupo realizará pesquisas de campo a fim de investigar a produção e difusão do conhecimento em diferentes contextos socioculturais, tais como os espaços vivenciados por professores indígenas da região Norte do Brasil no interior das aldeias de diversas etnias, bem como as relações que se estabelecem entre os processos de ensino e de aprendizagem e o cotidiano dos educandos. Outros espaços explorados serão as ONGs, comunidades quilombolas, agrícolas, piscatórias e os espaços não-formais que abrigam a alfabetização, em suas múltiplas formas, que desenvolvem-se dentro de comunidades.

 

Ainda será foco de discussão dos pesquisadores a formação inicial e continuada de professores e como a temática cultural pode ser potencializada, nesse contexto, por meio do Programa Etnomatemática. As práticas dos professores do ensino profissional receberá, de início, uma atenção especial, partindo do contexto da rede federal de ensino no nordeste brasileiro com o foco na sua atuação enquanto formadores de mão de obra especializada. Nesta mesma perspetiva, será foco de interesse inicial a prática dos professores do ensino a distância, situando o olhar na atuação docente como tutores. Ambas as ações são identificadas como pertencente a uma fronteira docente marginalizada.

 

 

bottom of page