top of page

JOSÉ PEDRO

BARATA

​FUNDAÇÃO LIGA

 

​RUI

CANÁRIO

SITE OFICIAL

 

Mª DO CARMO

DOMITE

GEPEm

​PAULO

BORGES

SITE OFICIAL​

Mª CECÍLIA

de PAULA SILVA

Maria Cecilia de Paula SilvaProfessora Associada e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação e graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, atuando no ensino, pesquisa e extensão na graduação, mestrado e doutorado. Pos-doutorado em sociologia pela Universidade de Estrasburgo/França,( 2011-2012, bolsista CAPES/COFECUB), Doutora (bolsista CNPq) e Mestre (bolsista CAPES) pela Universidade Gama Filho/ RJ, na linha de pesquisa Educação e Cultura: Produção histórica da Educação Física Brasileira. Iniciou os estudos de graduação em História, Comunicação (na UFJF-MG) e Educação Física (UFV-MG), lugar em que se especializou. Área de atuação: Multidisciplinar; Ciências da Saude, Ciencias Humanas e Sociais aplicadas; especificamente, corpo e cultura; historia e memória; historia da Educação, Políticas Sociais e Públicas (ambiental, cultural, arte; processo civilizatório da cultura afro-brasileira e indígena, movimentos sociais, lazer, esporte), classe, gênero e etnia..e-mail: cecilipaula@gmail.com

 

DURVAL

CARVALHO



Olá!

​Sou Durval Carvalho.

Sou Morador do Bairro das Terras.

Venho aqui para trazer a voz do Bairro.



https://www.facebook.com/du.carvalho.58?fref=ts





JOÃO

MOREIRA

NAURIDES

CAMARGO

Médico de Medicina Interna e Medicina Alternativa - Independente

MIRIAM AGOSTINHO

 

Miriam Agostinho nasceu há 30 primaveras num país frio e escuro chamado Alemanha. Lá começou a sonhar com um mundo não só mais soalheiro, mas também mais humano, mais solidário, mais alegre e principalmente mais feliz. Passados 19 anos veio procurar tudo isso em Portugal e descobriu que o sol não brilha apenas no céu, mas também dentro de nós, que ninguém será mais humano, se nós não o formos, que a solidariedade parte dos nossos actos e que a alegria e a felicidade nascem no lugar que tem todas as respostas: no coração... Quando começou a dar ouvidos a esse sábio amigo, descobriu também que a sua realização pessoal está intrinsecamente ligada à felicidade das crianças e é esse mesmo o seu propósito: tornar o mundo um pouco mais adaptado às necessidades dos mais pequenos, dos donos do futuro, fazendo o que pode para que esse futuro seja um pouco mais risonho.

 

 

Coordenadora da Área de Educação de Língua Portuguesa na Escuela Española de Desarrollo Transpersonal

Co-Fundadora do Projeto Crianças Felizes

 

http://www.escuelatranspersonal.com/

 

http://www.procrife.pt.vu/

 

MADALENA VICTORINO



Coreógrafa, professora e programadora.



Estudou e formou-se em dança contemporânea, composição coreográfica e pedagogia das artes  no The Place, London School of Contemporary Dance, no  Laban Centre/Goldsmith’s College, University of London e na Exeter University nos anos 70 e 80 no Reino Unido.

Desde então, vive em Portugal e nestas últimas 3 décadas, o seu trabalho tem se evidenciado pela criação de muitos projectos culturais e artísticos de dimensão comunitária, que sempre se vocacionam para a aproximação entre  discurso e prática artística e a sociedade em geral.

Interessa-se também pelo público jovem e cria no Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém, entre 1996 e 2008 , o primeiro espaço em Portugal, de programação de fruição artística internacional para um público jovem. Lecciona em múltiplas instituições de Ensino Superior. Cria múltiplas peças coreográficas que frequentemente envolvem pessoas de idades e com experiências de vida muito diferentes  e intérpretes profissionais. Tem ganho vários prémios com os seus projectos. O seu trabalho é reconhecido pela sua carga humanística. Vive preocupada com a importância da educação artística de cada e todas as pessoas.

PEDRO CAMPOS COSTA

 

Team » Campos Costa Arquitectos

 

LUCÍLIA VALENTE

Lucília Valente é professora Associada com nomeação definitiva na Escola de Artes da Universidade de Évora. Cursou  Educação pela Arte na Escola Piloto do Conservatório Nacional de Lisboa.  . Foi fundadora  em 1994 e  primeira  Presidente  do Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte.

 

 De 1986 a 1991 realizou a tempo integral  os seus estudos de mestrado e doutoramento no Reino Unido tendo desenvolvido o seu interesse pelas terapias expressivas e em particular pela Dramaterapia (área em que se doutorou) . De 1992 a 1996 foi Directora da Secção Educação pelo Movimento Arte do CEFOPE , Instituto da Criança na Universidade do Minho . Em Novembro de 1996 integra o corpo docente da Universidade de Évora como 1ª Directora da Licenciatura em Estudos Teatrais, tendo sido membro da Comissão Instaladora dos Ensinos Artísticos que deu origem à actual Escola de Artes em Évora..  Coordenou o  Núcleo  de Educação Cultura e Artes Aplicadas (NECAA) no âmbito do qual foi  construindo  uma abordagem  às artes nas  comunidades. É investigadora no  CIEP - Centro de Investigação de Educação e Psicologia da  Universidade de Évora.  Em 2007 envolve-se na criação da Associação Portuguesa de Dramaterapia Integrativa-Dramati sendo a sua presidente.

JOÃO CRISÓSTOMO

João Crisóstomo é um poeta à solta que se deixa pensar e respirar no encontro com o Outro. Às vezes é um gato adormecido a sonhar com um mundo que um dia será, e já é ou não poderia ser sonhado. A palavra e o abraço, o sorriso e a empatia são as especiais dádivas com que se oferece. Curar, ensinar, servir são os temas a que se dedica. E o amor, sempre o amor, dia a dia a manifestar-se. Presente a mover-nos.

PAULO

PARDELHA

 

Licenciado em Arquitetura pela Universidade Lusíada - Pólo de Lisboa, em 1997, Bolseiro do programa PRODEP- Programa de Desenvolvimento do Ensino em Portugal, em 1998 e Especialização em Arquitetura no Instituto de Pós-Graduações e Mestrados da Universidade Lusíada em colaboração com a ETSAB - Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, em 1999.


A partir de Setembro de 1998 integra os serviços técnicos do Departamento de Planeamento Urbanístico – Divisão de Estudos e Planeamento (DPU/DEP) – da Câmara Municipal de Almada.
Docente, na qualidade de Assistente Convidado, nas cadeiras de Projeto e Desenho Urbano do 5º ano da Licenciatura em Arquitetura do Departamento de Arquitetura da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de 1999 a 2002.


Chefe da Divisão de Estudos e Planeamento da Câmara Municipal de Almada, entre julho de 2007 e julho de 2008.
Desde agosto de 2008 é Diretor do Departamento de Planeamento Urbanístico da Câmara Municipal de Almada e coordenador do processo de Revisão do Plano Diretor Municipal de Almada, em curso.



JOÃO

QUEIROZ

 

 

Licenciado em ‘comunicação social e cultural’ pela Universidade Católica Portuguesa, é, desde 2004, técnico do ‘Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano – K’CIDADE’, uma iniciativa da Fundação Aga Khan-Portugal, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, trabalhando presentemente no antigo aglomerado de barracas da Quinta da Curraleira, localizada nas traseiras do Cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

UBIRATAN D'AMBROSIO

BLOG 

LUÍSA TEOTÓNIO PEREIRA

CIDAC
 

TOMÁS PATROCÍNIO

Professor Auxiliar convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, lecionando na licenciatura em Ciências da Educação e em mestrados em educação e em ensino.Participa nesta conferência porque tem interesse privilegiado na área da Educação e Desenvolvimento, considerando que é essencial a compreensão do que é ser pessoa e cidadão na sociedade tecnológica digital globalizada, enquanto sociedade multicultural, que coloca no centro do desenvolvimento humano o próprio ser humano, dependendo as mudanças, em larga medida, da participação de cada um.

​lx  desenvolvimento humano

Contacto do evento 

fronteirasurbanas@gmail.com

Envio de Resumos

Comunicações Orais,

Posters e Objectos Digitais

bottom of page